Se prepare para ser substituído

Um dos grandes mistérios da vida é  saber que nada vai durar para sempre, a não  ser a eternidade.
Trabalhamos, vivemos, nos apegamos a bens e pessoas como se fossem nossos e quando vamos ver tudo está  diferente: caminhos deixam de se cruzar, outro ocupou nosso lugar.
Isso pode parecer horrível, mas acredite, não é.
É por isso  que é tão importante saber quem somos em Deus . Quando pessoas irem embora  da vida da gente, outras se chegarão. Quando você deixar de fazer um trabalho, seja ele de liderança  ou não, outro será levantado em seu lugar e isso precisa acontecer para que outros cresçam e Deus ser glorificado.  Isso acontece muito quando somos mais jovens. Temos a energia (mas muitas vezes falta a sabedoria), e como eles queremos  fazer tudo! Só que muitas coisas que gostaríamos de fazer, só eles farão. Nós, os mais velhos temos a tendência a achar que somos sábios o suficiente mas deveríamos nos cobrar  em prepara-los e envia-los. Permitir que outros avancem ee que também gerem discípulos. Por isso os jovens e velhos são tão importantes em uma unidade. Mesmo em uma igreja seria  tolice pensar que teremos nosso “cargo para sempre “. O tempo vai passar e sejamos honestos, vamos nos cansar também. Qualquer lugar que queira ser perene é necessário sempre dois tipos de pessoas: jovens e velhos porque você  precisa da força do jovem e da sabedoria do mais velho. Essa caminhada lado a lado traz o preparo para que a “ passagem de bastão “ seja uma grande bênção para ambos.
Quando  este dia  chegar apenas se pergunte: tive uma vida relevante? Eu realmente  fiz o que tinha que fazer? Dei meu melhor?
Aceitemos o fato: todos  nós seremos substituídos um dia e Deus nos dará novos desafios  e menos doloroso será quanto mais cedo nos prepararmos e ao contrário do  que parece, isto deveria trazer alegria e expectativa para nós!
Jesus passou o bastão pra gente com a promessa de  que faremos coisas ainda maiores! Isto não é incrível? Ele poderia ter se apegado ao simples fato de ser filho de Deus. Assim:
Deus – Filho seu tempo já está  acabando e os discípulos estão fazendo um  ótimo trabalho. Pode acreditar, eles vão longe! Você  já pode vir para a casa.
Jesus – Não sei.. sabe como é... andei tanto com eles.. acho que eu deveria ficar mais uns anos e ter certeza de  que eles vão fazer tudo conforme ensinei.
Deus – Mas seu lugar é  comigo aqui no trono. Os anjos mal podem esperar  pra te ver de novo!
Jesus – Eu sei... mas os discípulos...
(Se não  fosse cômico  seria trágico.)
Pode imaginar  este diálogo entre Deus  e Jesus?
Graças a Deus  ele não aconteceu...
...mas acontece com  muita gente. Deus quer nos elevar para outro nível, tem lugares altos, lugar de glória, coisas maiores que nem olho viu e nem ouvido ouviu, porém  nos apegamos ao que já fizemos, ao que pode dar certo se ainda estiver sob nosso controle. A aflição do presente começa a obscurecer a glória que está pra ser revelada.
Um bom exemplo é  Josué no lugar de Moisés. Josué andou por anos ao lado daquele que viu Deus face a face. Presenciou milagres, foi discipulado, eram amigos, e de repente Moisés morre e Deus escolhe Josué para conduzir o povo a terra prometida (Josué 1.1-9). Com a morte de alguém  tão querido e admirado é provável que Josué não tivesse ânimo, disposição e coragem pra substituir alguém ninguém menos que Moisés. Logo no começo do livro de Josué Deus fala com ele onde, de auxiliar, ele passa a ser um líder e várias vezes Deus promete estar com ele. É reconfortante saber que Deus estará conosco mas humanamente, assim como é difícil  ser substituído, também é difícil substituir. São tantas expectativas sobre você e o que você vai fazer que se não for por Deus, não seguimos em frente.
Contudo, a vida com Deus  é dinâmica e seu reino expansivo. Em tudo Deus  sempre tem um propósito e aquele que é nascido dele é  como vento que não sabemos de onde vem e nem para onde vai. Você não pode simplesmente segurar o vento com as mãos, ele precisa fluir. Em Deus vivemos, nos movemos e existimos e nada sai do controle de suas mãos.  Quando Deus nos chamar para uma nova função sempre nos dará mais: mais para alcançar, mais para se preparar, mais para avançar... sempre há mais! Não tenha medo quando sua vez chegar pois até Deus te chamar  haverá trabalho a fazer, pessoas a influenciar.

Estamos todos em construção. A obra ainda não está  acabada porque o melhor em Deus, ainda está por vir. Foi assim com Moisés, Josué  e será conosco também.
Com amor
JS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto