Seu "melhor" a Deus de graça?

Olá queridos amigos!

          Deus sempre tem o melhor para nós então é justo se perguntar, será que temos dado nosso melhor a ele?

          Todos nós queremos dar a Deus o melhor de alguma coisa. O melhor do nosso tempo, o melhor evento, a melhor linha de produtos, enfim, porque para Deus tudo tem que ser de primeira. Com Deus também foi assim: Ele deu seu melhor, Jesus e Jesus deu o seu melhor: ele mesmo em nosso lugar.
         
          E deve ser assim, porém esquecemos que para o melhor de alguma coisa, você tem que pagar por ele também. Lembrei daquele programa no canal Discovery Home & Health: "Irmãos a obra". Trata-se de um programa onde pessoas que procuram casas para comprar sonham com a "casa dos sonhos". Os irmãos do programa levam essas pessoas a casas lindíssimas com todos os ítens que compõe esta "casa dos sonhos" e quando informam o valor da casa, as pessoas ficam desapontadas. A solução que eles encontram é, comprar uma casa para reforma e colocar os maiores itens possíveis da lista da "casa dos sonhos", dentro do orçamento daquelas pessoas porque, para tudo tem um preço e quanto mais você quer, mais você vai pagar.

          Mas a bíblia também nos ensina algo parecido e muito poderoso:

"Disse Davi a Ornã: Dá-me este lugar da eira a fim de edificar nele um altar ao Senhor, para que cesse a praga de sobre o povo; dá-mo pelo seu devido valor. Então, disse Ornã a Davi: Tome-a o rei, meu senhor para si e faça dela o que bem lhe parecer; eis que dou os bois para o holocauto, e os trilhos, para a lenha, e o trigo, para a oferta de manjares; dou tudo. Tornou o rei Davi a Ornã: Não; antes, pelo seu inteiro valor a quero comprar; porque não tomarei o que é teu para o Senhor, nem oferecerei holocausto que não me custe nada" 
I Crônicas 21.22-24(grifo meu)

E disse Davi a Ornã: Dá-me este lugar da eira, para edificar nele um altar ao Senhor; dá-mo pelo seu valor, para que cesse este castigo sobre o povo.
Então disse Ornã a Davi: Toma-o para ti, e faça o rei meu senhor dele o que parecer bem aos seus olhos; eis que dou os bois para holocaustos, e os trilhos para lenha, e o trigo para oferta de alimentos; tudo dou.
E disse o rei Davi a Ornã: Não, antes, pelo seu valor, a quero comprar; porque não tomarei o que é teu, para o Senhor, para que não ofereça holocausto sem custo.

1 Crônicas 21:22-24
          Na passagem acima, Deus quer que Davi levante um altar a Ele. Davi vai até o lugar determinado que pertence a Ornã, um jebuseu, e ali conversando com ele, Davi pede aquele pedaço de terra para construir o altar. Ornã, vendo que um rei lhe faz um pedido desse, prontamente se oferece para dar tudo o que precisa pra Davi construir o altar ao Senhor. Entretanto, Davi não quer "de graça", ele reconhece que não quer pegar o que pertence a Ornã para dar ao Senhor. Afinal, o altar não seria para qualquer um, seria para o Deus Todo Poderoso e por isso, ele prefere pagar por aquele lugar, para dar a Deus algo que lhe custe alguma coisa.

          Davi não queria uma "promoção" ou um jeito mais fácil. Davi não usou um "jeitinho brasileiro" ou mesquinhez sendo rei. Sabendo quem era Deus, ele queria no mínimo dar algo que custasse algo de valor. Ele tinha um objetivo ao construir o altar: fazer cessar a praga sobre Israel e oferecendo este sacrifício, a bíblia diz que o Senhor se tornou favorável e pôs fim a praga que estava sobre eles (II Samuel 24.24). Pessoalmente eu acredito que o favor de Deus veio pela obediência de Davi e pelo seu coração pronto a dar o melhor ao Senhor.

          Como servos de Deus precisamos aprender muito nessa história. Se você oferecer a Deus algo que não te custou nada, sem valor, não tão importante ou secundário, como espera que Deus receba?

          Quantas vezes já vi por exemplo pessoas querendo fazer eventos, comprar produtos exigindo alto padrão de qualidade mas querendo dar uma "ninharia" por eles. Quando isso não ocorre, querem contratar serviços de outras pessoas e não querem pagar o valor de um trabalho profissional porque "é muito caro" depois, de forma incoerente, afirmam que querem dar o melhor para Deus. Esse melhor não deve ser gratuito porque na maioria das vezes só damos valor a alguma coisa quando pagamos algo por ela. Se for para Deus, ainda mais precisa nos custar e temos que aprender a dar nosso melhor sem ter um coração mesquinho.

          Você pode me dizer: "mas a palavra diz "de graça recebestes, de graça dai, certo?" (Mateus 10.8), ou seja, que mal tem em dar meu melhor a Deus se posso conseguir o que preciso de graça? Entretanto, se você ler o contexto, observará que em nada se refere a profissão, ou seja, usar da sua profissão, do que você se empenhou para estudar, se profissionalizar para fazer de graça para os outros, sem se valorizar.  Aqui Jesus deu orientações aos 12 no envio  para pregar o evangelho e resgatar as ovelhas perdidas, nada mais que isso. Acredito que a necessidade do povo era tanta no lugar que eles estavam indo que poderia haver pessoas que quisessem "pagar" pelas curas, milagres e Jesus orienta a não fazer isto por dinheiro. Este contexto nada tem a ver sobre dar nosso melhor a Deus de graça porque todo o melhor custa alguma coisa.

          Davi poderia muito bem aceitar a "oferta" de Ornã que queria doar todos os itens para o altar. Não seria ótimo? Ele poderia até pensar: "Deus mandou eu construir um altar e uma pessoa está doando tudo. Só pode ser de Deus mesmo!". Não. Ainda assim, ele quis pagar, não pela metade do preço, mas o valor total daquela terra; o valor justo para dar a Deus algo que custasse alguma coisa pra ele.

          Vamos aprender com Davi e não ter um coração mesquinho, pelo contrário, dar a Deus nosso melhor custe o que custar. Deus com certeza nos recompensará.

Com amor
JS
Não, respondeu Davi, quero comprá-lo pelo seu inteiro valor em dinheiro; não tomarei o que te pertence para dar ao Senhor, e não oferecerei um holocausto que não me custe nada.

1 Crônicas 21:24
Não, respondeu Davi, quero comprá-lo pelo seu inteiro valor em dinheiro; não tomarei o que te pertence para dar ao Senhor, e não oferecerei um holocausto que não me custe nada.

1 Crônicas 21:24
Não, respondeu Davi, quero comprá-lo pelo seu inteiro valor em dinheiro; não tomarei o que te pertence para dar ao Senhor, e não oferecerei um holocausto que não me custe nada.

1 Crônicas 21:24

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto