Diário de Oracão 26º Dia - Autoridades instituídas por Deus


Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião
Que não se abalam mas permanecempara sempre
Como em volta de Jerusalém, estão os montes
Assim é o Senhor, em volta do seu povo
Bolade Neve
-->
Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.  Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.” (Romanos 13.1-5)
            Deus dá uma visão para todo líder. Para Moisés ele falou para libertar o povo. Para Davi, fez dele um rei para o povo. Para Paulo, fez dele um evangelista, um apostóstolo e para Jesus o Salvador do povo. Deus fala o que fazer e como fazer e para executar cada chamado, ele nos presenteia com pessoas.
            São as pessoas que nos ajudarão a ter êxito em cada tarefa, desafio. Moisés tinha seu sogro que o ajudava separando as pessoas em pequenos grupos para levar a ele somente as causas muito difíceis e tinha também Arão, que o ajudava a falar melhor. Paulo teve discípulos como Timoteo um lider que transmitia os ensinamentos que Paulo aprendia de Cristo e Cristo, seus discípulos que disseminaram o evangelho para todo mundo, onde 2 mil anos depois, ainda temos acesso e principalmente ao livro mais lido do mundo: a Biblia.
            Todos eram lideres e todos entendiam o seu chamado. Todos eram autoridades instituídas por Deus e eles tinham sob sua liderança pessoas muito diferente deles. Ninguém poderia fazer nada sozinho.
            Todos nos somos ordenados a obedecer as autoridades que estão sob nós e porque fazemos isto? Porque amamos a Deus e tememos a Ele. E se as autoridades falham conosco? Continuamos a amar a Deus e a temer a Ele. Por isto é tao importante orar pelas autoridades da nossa nação, pelos nossos lideres. Tenho uma amiga que ora pelos seus lideres em todas as refeições que faz porque ela entende que eles estão em posição de destaque dada por Deus e portanto, principais alvos de Satanás para destruir a igreja. Se eles caírem, todos caem. Mas se eles são o bom exemplo, o referencial que Deus espera que sejam, então todos são abençoados.
            Hoje em dia existem inúmeros tipos de igrejas, que atendam ao mais variados estilos de pessoas. Se entendemos que a igreja é cada um de nos, saberemos que onde estivermos não haverá perfeição, nem mesmo nas autoridades. Entretanto, podemos crer que se formos obedientes antes de tudo a Deus e depois as autoridades, a nossa liderança, a benção do Senhor sempre nos seguirá.
            Deus é antes de tudo, a maior autoridade, a quem devemos toda a reverência: Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”. Mateus 10.28.

Em ano de eleições temos uma responsabilidade como cidadãos e cristãos: orar pelos nossos governantes e pedir que Deus dê sabedoria para que eles governem nosso pais. Se nosso governo ir bem, estaremos bem. Vale para nosso presidente ou nosso pastor. Todas as autoridades sob nós devem ser respeitadas e cobertas de oração: 

Orai pela paz de Jerusalem! Sejam prósperos os que te amam. Reine paz dentro de seus muros e prosperidade nos teus palácios” .
Salmos 122.6-7

            Talvez você ache que se fosse líder no lugar de fulano você faria um trabalho melhor. Alias, quando não é a nossa pele que está em jogo é mais fácil criticar.
Entretanto, mesmo que você não goste ou não se identifique com o seu líder, mas Deus colocou ele ali para um propósito, goste você ou não. Se você honrá-lo, você será honrado também pelos seus. A obediência é agradável a Deus e você só tem a ganhar. Você talvez não concorde com seu líder, mas ele merece seu respeito. A bíblia diz que quando você obedece e se submete, seu líder prestará contas de você com alegria e não com tristeza porque ele responderá pela sua vida diante de Deus:
Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isso com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros
Hebreus 13.17

Para meditar: Romanos 13 / Proverbios 8.15-16 / Daniel 2.21 / Êxodo 7.1-3 / Êxodo 18:21-23, 26 / I Samuel 16 / Atos 9 1-22 / Proverbios 29.4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto