Olhos fixos em Jesus

"E fez um voto dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a afliçnao da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua sserva te não esqueceres, elhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha". I Samuel 1.11

         Em algum momento de nossas vidas acho que todos nós já nos sentimos esquecidos por Deus.

As vezes as pessoas podem achar que não recebemos alguma benção por causa de maldição, culpa ou algo assim. Muitas vezes, torna-se difícil manter a palavra de fé e esperança que acreditamos quando ano após ano, desejamos tanto algo do Senhor que vemos a vitória sobre outros quando parece que nosso dia nunca chegará. Mas a boa nova é que  Deus sempre está por trás de todas as nossas necessidades, inclusive quando se trata de filhos e filhas que o temem e o amam.

         Meditando sobre a história do nascimento do menino Samuel, é inspirador ao vermos a posição de seus pais até que ele nascesse. Elcana tinha duas esposas, Ana e Penina. Penina não tinha um, mas muitos filhos e Ana nenhum. Naquela época a mulher sem filhos era vista como amaldiçoada e portanto, mal vista pelas pessoas. Elcana era um homem que, embora tivesse filhos com Penina, era Ana a mulher que amava. Deveria ser difícil para ele não ter filhos com a mulher que amava. Penina, sabendo da condição de Ana, a humilhava excessivamente.

         O lar de Elcana devia ser um lar difícil. Devia ser difícil para ele como homem da casa administrar tantos conflitos: o dele mesmo em não ter filhos com Ana, com Penina, de mulher mal amada, com Ana, a estéril e quem sabe, com os filhos de Penina que por anos eram testemunhas desses conflitos. O inspirador nessa história era que não importava os problemas que o lar estava enfrentando, Elcana e Ana buscavam ao Senhor ano após ano.
         Todos os anos Elcana oferecia sacrifícios ao Senhor e sempre que Ana ia a Casa do Senhor, Penina a irritava. Ana, não sabia fazer outra coisa a não ser chorar. (Alguém já passou por isto também?)

         Gosto quando Elcana diz pra ela: "Ana porque choras e porque não comes?" Porque está triste o seu coração? Não te sou melhor do que dez filhos?". Imagine o tamanho deste amor por ela! Ainda sim, Ana ansiava por filhos, tamanho desejo do seu coração.

         A bíblia também diz que quando Ana chegou a Casa do Senhor, estava com sua alma amargurada (verso 10). O que muitos de nós fazemos quando estamos amargurados? Reclamamos, questionamos, nos sentimos injustiçados e falamos mal uns dos outros. Se nosso coração está ferido, amargurado e se estamos buscando consolo na fonte errada, falamos coisas erradas. É por isso que na palavra está escrito que nossa boca fala do que está cheio nosso coracão.

         Mas Ana nos deixa uma lição importante. No verso 11 ela ora e faz até um voto ao Senhor caso Deus conceda o desejo do seu coração. O voto de Ana era oferecer seu filho ao Senhor todos os dias de sua vida, inclusive, não "passando navalha" sobre a cabeça dele. Ana não queria um filho apenas, mas queria que seu filho fosse diferente das outras crianças, dedicado somente para Deus. O reconhecimento de ser chamada de "mãe", a glória que estaria recebendo, ela estaria devolvendo a Deus! Uau, que maravilhoso!!!

         Equanto orava, Eli, o sacerdote da Casa do Senhor via Ana orar (embora os lábios dela se moviam, não se podia ouvir a sua voz). Eli a repreendeu achando que ela estava embriagada. Imagine outra vez você, todos os dias tendo que enfrentar os conflitos de dentro de casa e quando vai para igreja buscar ao Senhor, esperando encontrar consolo e compreensão das pessoas, vê o próprio líder te chamando de embriagada!

         Mais uma vez Ana nos ensina mais uma lição valorosa: a da humildade.
ela fala pra Eli que não está embrigada, somente com o espírito abatido, triste e que está derramando seu coração perante o Senhor. Acho que muitos de nós iria retrucar, reclamar, sair da igreja ou algo assim dizendo "o que é da sua conta o que estou orando?", ou coisas desse tipo, mas o comportamento de Ana, atrai as bencãos do Senhor. Após dialogar com Eli, o sacerdote a libera dizendo: "Vai em paz pra sua casa e que o Senhor Deus te Israel conceda o desejo do seu coração" (verso 17). Ele a abençoou e após isso, o semblante dela já não era mais triste :)

         Após isso, a bíblia diz que Elcana e Ana novamente adoraram ao Senhor em uma madrugada até que Deus a visitou e ela ficou grávida! Após o tempo devido, nasce o menino Samuel!

         Até esse nascimento acontecer, havia um plano divino agindo na vida desse casal como tenho certeza que há um plano de Deus envolvendo o que estamos passando agora mesmo. Seja um filho, um marido, uma cura, quando um homem e uma mulher de Deus coloca seus olhos acima de tudo, no Senhor, Deus agirá independentemente das circunstâncias e seja concedendo ou não o que deseja o seu coracão, o que Deus manda pra gente é sempre o melhor! Ele é quem nos dá os tesouros escondidos, as riquezas encobertas e nos chama pelo nome!

"Dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome" Isaías 45.3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto