Diário de Oração: 22º Dia - Uma mulher e seus 5 maridos

 “Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não tenha mais sede, nem precise vir aqui buscá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste em verdade. Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta".
João 4.13-19
          Hoje em dia, na mesma proporção em que as pessoas se casam,elas se separam, mas, ter vários relacionamentos não é algo da atualidade. Já na época de Jesus isto já existia e num belo dia, cansado de uma viagem, Jesus vai para junto de um  poço e lá conhece uma mulher samaritana.
          Ele puxa assunto com ela e ela, fica assustada. Jesus era judeu e ela, uma samaritana e por questões religiosas, esses povos não se falavam. Jesus, quebra todo o “protocolo” religioso e mesmo assim se aproxima dela.
        Neste diálogo, ele descobre que a mulher tem uma necessidade além de simplesmente retirar água junto do poço: ela quer beber de uma água especial, uma água que não traz sede novamente. Uma água que, uma vez que se tem, não precisa voltar ao mesmo lugar pra pegar novamente, porque a água que Jesus oferecia pra ela, era para sempre.
          Imagine esta mulher, ao saber que um desconhecido oferece este tipo de água e que além disso manda chamar alguém que deveria ser importante pra ela: seu marido.
          Aquela mulher não tinha marido e ela fala pra Jesus a sua realidade. Jesus a surpreende com uma afirmação dizendo que além daquilo que ela falava, ela já tivera 5 maridos. Assim, ela acredita que aquele homem não era simplesmente um desconhecido, mas alguém que acabara de revelar a sua vida.
      O que leva uma pessoa a ter 5 maridos? Se, ter um marido é ter um relacionamento importante, muito sério, que talvez dure alguns anos, o que será que aconteceu para ela se separar tantas vezes? Será que todos eles morreram? Ainda assim, a mulher samaritana buscava por algo que a fizesse feliz e assim, 5 maridos ela teve. E continuava infeliz.
      Jesus conhecia a condição dela de mulher. Ele não viu apenas o exterior de alguém que vinha retirar água do poço. Ele viu a necessidade na sua alma solitária, talvez rejeitada, procurando por algo pra preencher seu coração. Foi isso que chamou a atenção dela ao dizer pra ele: “Senhor, dá-me dessa água para que eu não tenha mais sede, nem precise vir aqui buscá-la”. Jesus era o maior interessado em dar não só pra ela, mas ao seu marido, se ela tivesse, dessa água que cessa toda a sede.
      Após essa revelação de como estava a sua vida, a mulher sai correndo para contar aos outros. Assim, pela história dela, muitos creram em Jesus, mas além disso, outros puderam ver por si mesmos que Jesus era de fato o Salvador (verso 42).
      Muitos de nós já entregou nosso coração para muitas pessoas, quem sabe, muito mais que 5 maridos ou 5 esposas e no final, ainda estávamos desamparados e sozinhos.  Estávamos como a mulher samaritana, se envolvendo em relacionamentos para ser aceita, ser parte de algo importante, quem sabe de uma família. Diante de Deus, todos os nossos fracassos são revelados e de Deus não podemos esconder nada. Ainda sim, ele quer curar nossa ferida, preencher nosso coração com tudo aquilo que ele tem para nos dar vida.
      Ainda vale a pena entregar o coração para o Salvador e deixar que ele regue nosso coração com as suas águas. O final disso você pode imaginar: uma vida de testemunho que faz com que outros vejam que milagres ainda acontecem em nossos dias. 
Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra”.
Isaías 54.5
JS
Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. Isaías 54:5
orque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. Isaías 54:5
Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. Isaías 54:5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto