Diário de Oração: 14º Dia - Influência de Jezabel

          Há pouco tempo estive lendo um livro chamado "Vivendo Corajosamente" e no final da pag 105 está escrito bem assim "Assim são os falsos deuses; eles nunca vem em seu socorro quando você precisa deles". Quando li isso, lembrei de Jezabel. 
          Acredito que antes de qualquer coisa, todos nós queremos ir para o céu, mas isto está ligado diretamente ao que cremos, a quem servimos e o que fazemos. Todos nós temos a necessidade de se espelhar, de ver alguém como exemplo, de adorar. Colocamos muitas coisas em primeiro lugar, pessoas até e nos esquecemos de Deus, mas quando ninguém nos ajuda ou deus nenhum funciona, recorremos a Deus e ainda queremos que Ele responda as nossas orações. O fato é, o que nos influencia a adorar ou agir como esta ou aquela pessoa? Nossas atitudes agem de acordo com o que pensamos, portanto, porque fazemos o que fazemos?

          Jezabel foi a mulher sem escrúpulos do rei Acabe que lemos nos 2 últimos posts. A biblia diz que Acabe fez o que era mau perante o Senhor mais do que todos os reis que foram antes dele (I Rs 16.30) e ele reinou 22 anos. Para agradar sua mulher ele contruiu um templo e um altar ao deus Baal. Só para termos uma idéia para entendermos o que Elias viveu, este deus era o deus Sol para o povo cananeu e ele era responsável pela germinação e crescimento da lavoura, aumento dos rebanhos e pela fecundidade das famílias. Em tempos ruins de seca e peste por exemplo, eram feitos sacrifícios de pessoas para que a ira deste deus fosse embora. Neste sacrifício, a família geralmente oferecia o primogênito, o qual era queimado vivo (II Rs 16.3; 21.6; Jr 19.5) Imagine viver debaixo de um governo desse tipo por tantos anos! Imagine como a nação estava sendo influenciada! Imagine as coisas absurdas que as pessoas deviam fazer, quantas mortes ocorreram por causa dessa influência.
           Foi neste governo que Jezabel viveu e perseguiu sem cessar e para matar,  o profeta Elias.
       As atitudes do rei refletiam Jezabel. Era ela quem fazia a cabeça dele. Jezabel era má, independente e determinada. Para conseguir o que quisesse, fazia de tudo, mesmo que custasse a morte de inocentes (I Rs 21).

          Que tipo de pessoas nos influenciam e qual tem sido o resultado disso?

         Jezabel foi a mais perversa das rainhas em Israel e também uma mulher muito sedutora. A bíblia diz em Apocalipse 2.20, que uma das igrejas tolerava a Jezabel, que a si mesmo se declarava profetiza, que além de ensinar, seduzia os servos do Senhor para fazerem coisas horríveis diante Dele. Pode até ser que não sejamos como ela, mas será que temos sido influenciados e seduzidos por pessoas como Jezabel que além de nos afastar de Deus, faz com que esqueçamos os valores que nos foram ensinados e nos induz a fazermos coisas absurdas que ofendam não só as pessoas, mas sobretudo, a santidade de Deus?

         Analisemos as pessoas com quem temos andado se quisermos que o Senhor seja nosso provedor, amigo e nosso tudo e mais do que isso, ir para o céu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto