26º. Dia – Dízimo de tudo


Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros e transbordarão de vinho os teus lagares
Provérbios 3.9-10
            Uma coisa é certa: a semeadura é uma lei espiritual que guarda um grande segredo: a benção do Senhor. Não é uma coisa que é feita por necessidade pessoal ou divina (pois Deus não precisa do nosso dinheiro); dizimar e ofertar é uma atitude espontânea do coração.
Deus não precisa do nosso dinheiro, porém, a bíblia fala sobre isso para que a igreja do Senhor e os necessitados sejam supridos. Assim como a igreja tem despesas que precisam estar em dia, os carentes também precisam ser socorridos em suas necessidades. A semeadura não é só “dar”, é dar o melhor! Quando você dá a Deus sua primícia, ou seja, o que é primeiro, o que é mais importante, de maior valor, o que é inteiro e não resto, você colhe da mesma forma. É por isso que Deus abençoa aqueles que ofertam e dizimam suas primícias com alegria na sua casa!
Gosto de pensar na idéia de que Deus foi o primeiro a dar sua primicia. Ele tinha o de melhor, Jesus, quando enviou pra nós para que pudéssemos ter reconciliação com Ele. Desde que comecei a trabalhar na vida eu sempre abençoei a casa de Deus com minha renda. Esta foi uma lei espiritual, um segredo de provisão que aprendi bem cedo e bem rápido.  Por alguma razão meu coração sempre foi muito aberto pra abençoar a casa do Senhor e as pessoas e Deus sempre me honrou.
           Renato e eu conhecemos um casal que estava passando por vários problemas, porém estavam se acertando financeiramente. Quando conversei com um deles, a ausência do dizimo era clara. Para mim estava explicado o motivo de tanto enrosco na vida deles.  Um deles queria ter o nome limpo, dizimar, enquanto para o outro isto não era uma prioridade. Enquanto um queria guardar, o outro só pensava em gastar, havia ali portanto, uma casa dividida. Não pense que casar é só na “alegria”. No casamento duas pessoas são uma só diante de Deus, uma só carne, portanto, não existe mais o “meu dinheiro” e o “seu dinheiro”. Quando a gente casa os salários se tornam um só porque é o dinheiro da casa. Por falta desse entendimento sobre o dinheiro á luz da palavra de Deus, é que finanças está entre as principais causas de separação entre casais.
Acho importante falar de dízimos e ofertas no nosso diário porque se queremos ser abençoados precisamos aprender a ser fiéis com o Senhor. Quando eu estava estudando, com todas as dificuldades, eu sempre devolvia a Deus aquilo que é dele mas também já errei. Houve uma vez há muito tempo que não dizimei, mas logo no mês seguinte eu achei que deveria “repor”; mesmo assim eu me senti muito mal para nunca mais. O dizimo nunca foi o “gasto” do meu orçamento, mas sim, parte vital dele.
Quando eu estava para me casar também, imagine dizimar quando se tem contas pra pagar e quando seu noivo está desempregado? Não é fácil, mas quando você sabe do segredo da semeadura você só confia que a palavra de Deus não voltará vazia. Na época em que me preparava para casar o Senhor proveu tudo do que eu necessitava e sabe aquela parte do casamento em que se passa a gravata? Pois é, Deus mais uma vez nos abençoou ali também e claro, dizimamos nossa ”gravata” ao Senhor, digno de toda a glória!
            Abençoar a casa de Deus abre portas para milagres. Todas as vezes que aqui em casa achávamos que não teríamos condições de pagar alguma conta, ou que faltaria algo e casa por causa de alguma situação, ainda assim, não deixávamos de dizimar. O Senhor sempre preparava algo para suprir aquela necessidade e por isso hoje podemos testemunhar que Deus jamais nos abandonou!
Talvez este seja um assunto que te incomode, mas fique tranqüilo. Com posicionamento e a ajuda do Espírito Santo sua vida financeira será uma benção e isso é essencial em um casamento saudável. Hoje em dia existem vários programas na internet e livros sobre finanças pessoais para casais que vale a pena dar uma conferida. Graças a Deus também há igrejas preocupadas em dar cursos sobre finanças. De qualquer forma, quanto mais você se “equipar” sobre o assunto e ser fiel ao Senhor, mais Ele te honrará.
Peça ao Senhor para Ele abrir os seus olhos, caso você queira entender melhor e contribuir. Fique atento sobre o que ocorre na sua vida e deixe para trás todo o embaraço. Muitas vezes, você que é cristão, vive uma vida de embaraço porque há uma brecha nesta área de finanças e principalmente pela falta de dizimar. Te encorajo a ter uma atitude de fé para dizimar e ofertar ao Senhor. Você vai ver como milagres podem acontecer!


Para meditar: II Co 9, Provérbios 3.5-10, Malaquias 3.8-12, Salmos 127.2


Canção de oração: Heart of Worship – Matt Redman (tradução aqui)

Comentários

  1. JAQUE ESTE ASSUNTO NAO EH O QUE ME INCOMODA, ACREDITEI NISSO DESDE A MINHA CONVERSÃO E DEFENDIA TBM, SEMPRE FUI FIEL. E VC MESMO DISSE Q DEUS PRECISAMOS PEDIR A DEUS PARA ABRIR NOSSOS OLHOS, E REALMENTE ELE ABRIU O MEU QTO A ISTO, MAS MOSTRANDO A VERDADE A PURA VERDADE, QUERO Q VC LEIA ESTE BLOG: http://tudosobredizimo.blogspot.com/ OU PESQUISE DIZIMO: "O engano cavalgando a verdade" E SE DEPOIS DE LER SOBRE ISSO VC AINDA DEFENDER E ACREDITAR ME DIGA OS PQS EU DEPOIS DE LER ISTO NAO TIVE DUVIDAS DE QUAO ENGANA SEMPRE ESTIVE..... DEPOIS ME RESPONDA taisafontana@yahoo.com.br eh um assunto delicado esse viu.........bjo

    TAISA FONTANA

    ResponderExcluir
  2. Que desenhos, filmes,séries de TV que você gostaria que fossem publicados nas edições do Fanzine Episódio Cultural? Você pode (se quiser) enviar um pequeno texto dando sua opinião a respeito.
    Envie sua sugestão para: machadocultural@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto