Liderar: é ter unidade e união - Final

          Muitas vezes os executores têm uma noção melhor do que as pessoas precisam e assim fica muito mais fácil pregar o evangelho. Os lideres devem dar as condições para o evangelho ser pregado, como Jesus fez. É uma vergonha tantos lideres falando de seus direitos de lideres, mas não cumprindo com seus deveres. Observe o exemplo de lideres que dão ordens e falam que você tem que obedecê-lo e tem que ser do jeito deles, da forma deles, sendo que Jesus falou para os discípulos ide por todo mundo e pregai o evangelho e deu autoridade para isso. Ao invés disso, vemos líderes e liderados brigando por suas idéias e formas de pensar.

Nunca se esqueça disso:

Dom de liderar está ligado com o dom de servir.

          Antigamente eu pensava que liderar era você dar ordem ou delegar as coisas para as pessoas....bem eu me enganei. Hoje eu vejo que liderar é a arte de servir aos seus liderados e por ser uma arte, não é fácil ter um grupo de pessoas em sua responsabilidade e fazê-las crescer (pois aquele que tem um grande grupo e não faz as pessoas se desenvolverem ESPIRITUALMENTE, CARÁTER, LIDERANÇA e MUSICALMENTE ETC,este na realidade não tem um grande grupo e sim um grupo de pessoas).

          Liderar é uma tarefa tão árdua que, veja nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Ele andou com doze discípulos e só depois de sua morte os discípulos cresceram e amadureceram (quem é que deseja isso: morrer por seus discípulos para que eles venham a crescer na fé?).

          Existe uma passagem na bíblia que Jesus lava os pés dos discípulos. Você quer exemplo melhor do este sobre liderança em que o mestre lava os pés dos discípulos e ali mostra aos discípulos que a verdadeira liderança é servir ao seu próximo? (João 13:8)

          Outro desafio para o líder é fazer com que seus liderados trabalharem em UNIDADE E UNIÃO.
Eu sempre fui um jovem que acredita na união e na unidade das igrejas. Se você pegar o dicionário Aurélio verá que unidade é a mesma coisa que união. Mas algum tempo Deus me revelou que embora sejam coisas semelhantes, são diferentes na sua essência; trabalham juntas como irmãs, mas uma complementa a outra.

Veja bem:

          A unidade é um grupo de pessoas reunidas com um propósito em comum para ser alcançado como fosse uma única pessoa.

          A união é um grupo de pessoas unidas com o mesmo propósito, mas trabalhando de forma diferente.

          Exemplo: As igrejas pregam Jesus como Salvador para as pessoas. Cada igreja prega de forma diferente; Elas tem unidade mas não tem união, pois não se reúnem para pregar o evangelho. Contudo, elas tem o mesmo propósito em comum.

         Outro exemplo: Veja dentro da igreja os departamentos, ou melhor, os ministérios. Todos trabalham para trazer edificação, comunhão e o evangelho propriamente dito. Eles trabalham cada um seguindo a sua própria forma de trabalho ou maneira de trabalhar. Muitas vezes o ministério de música segue um caminho, o de criança vai por outro caminho, o de Jovens por outro e assim por diante. Todos eles pregam que Jesus é o Salvador, mas sem unidade, pois cada qual segue seu próprio caminho.

          O que Deus quer ver é sua igreja com unidade e união assim como a igreja de ATOS 2 que tinha tudo em comum, que andavam e compartilhavam juntos.

          Para esse avivamento acontecer temos que deixar nosso “eu” morrer. Nossos desejos, nossas vontades e nosso querer. Quando conseguirmos isso cumpriremos o segundo mandamento:

Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo – Rm 13.9

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo – Fl 2.3

          Quando conseguirmos cumprir estes mandamentos aí teremos uma igreja com unidade e união.

          Você líder, o que tem feito para que sua igreja ou seu ministério ande em unidade e união? Será que você tem um grande grupo ou um grupo de pessoas?

          Uma vez eu ouvi uma frase: um grande líder ganha uma batalha, uma grande equipe ganha uma guerra.

          Para que uma igreja viva unidade e união é preciso que seu líder viva igualmente em unidade e união com seus liderados.

Em Cristo
Renato Sales

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto