Espere, persevere e conquiste – Parte II

A vida de Calebe nos dá ensinamentos muito valiosos. Vamos meditar um pouco:


  • 1-      Perseverar para resistir ao teste do tempo – Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. Sl 42.11 – Ainda em Lamentações de Jeremias 3.22-26 lemos: Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança. Quem nunca se sentiu assim? Abatido, cansado? Mesmo assim, a palavra diz para esperarmos em DeusMas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado - Rm 5.3-5.  Imagine, em todos esses anos, quantas tribulações Calebe deve ter passado. Mesmo assim, Calebe foi um exemplo de perseverança (Dt 1.19-38), pois ele tinha uma visão de fé para enxergar além das circunstancias. Perseverar é buscar o reino de Deus (Mt 6.33). Ser perseverante é ter uma fé constante. Calebe conseguiu vencer ao teste do tempo porque estava convicto da promessa. Ele sabia em quem estava crendo. A bíblia diz que antes mesmo de espiar a terra, antes mesmo de vê-la, Calebe já era um homem perseverante (Dt 1.36). Precisamos dessa característica na nossa vida. Deus sabia o como Calebe era perseverante e ainda assim, ele esperou 45 anos para entrar na terra. Temos que entender que o tempo de Deus vem pra todo mundo e a gente tem que tirar o melhor proveito dele.


  • 2-      Nos fortalecer em Deus (Rm 4.17-18, Josué  14.10, Is 40.25-30, Jr 17-.7-8)  - Há algum tempo eu estava me sentindo fisicamente cansada. Tão cansada que até chorava. Eu não entendia aquilo, ficava triste, as vezes sem ânimo para ler a palavra de Deus até que um dia eu chorando, perguntei para Deus porque eu estava tão camsada assim. Ele falou comigo assim:

      “Levantai ao alto os olhos (observe, o Socorro vindo do alto), e vede quem criou essas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.
Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e o moços certamente cairão; 
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”.  Isaías 40.25-30

           Ainda perguntei para Deus o motivo pelo qual estava assim e foi quando Ele disse: Porque você não tem esperado em mim.  O texto diz que, os que esperam no Senhor tem suas forças renovadas, então eu precisava me fortalecer em Deus. Calebe se fortaleceu em Deus. A mesma força que ele tinha na sua mocidade, ele a mantinha aos 85 anos. O Senhor o conservou porque ele confiava em Deus (Is 26.3) Em 45 anos, Calebe foi moldado pelo oleiro. Quanto mais a gente resistir em ser trabalhado por Deus, mais tempo vamos esperar. O povo de Israel morreu no deserto porque não se fortaleceu, não esperou e não creu em Deus. Quando estamos em batalha, podemos ficar facilmente cansados e esse cansaço pode ser da conversão de alguém, da doença, do desemprego, do casamento ou a falta dele mas o Senhor leva o nosso fardo quando nos achegamos a Ele. Quando esperamos em Deus, Ele é quem nos fortalece. Em Rm 4.20 Abraão se fortaleceu enquanto esperava porque cria na promessa de Deus. “Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”. Quando esperamos verdadeiramente em Deus, nos sentimos mais fortes porque ele está aliviando a nossa carga. 

         Quantas cargas carregamos ao longo da vida, da espera pela benção. Essas cargas podem ser substituídas pelo fardo leve de Jesus. Vamos esperar em Deus, olhando só para Ele. Ele leva o nosso fardo. Nossa função é de olhar e confiar Nele. Se queremos conquistar uma benção, não basta só esperar, precisamos estar fortes e isto  tem que ser em Deus, senão nossa espera terá sido em vã.

Continua...

Comentários

  1. Belissimo. De Deus para a minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Deus continue te abençoando e inspirando por meio do Teu doce e sensível Espírito!

    ResponderExcluir
  3. É confortante ouvir Deus nos falar em particular!
    Fica com Deus! Abração!

    ResponderExcluir
  4. Esse blog sempre é benção pra mim quando leio... que Deus continue fortalecendo vc e sua família!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto