Diário de Oração: 9º dia – Antes que seja tarde

Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento
(Ecl 12.1)


          Quando somos jovens, vivemos intensamente. Achamos que podemos fazer tudo o que temos vontade, sonhamos, construímos, realizamos e sempre buscamos algo mais. São tantos os projetos e os dias que se passam, que estamos sempre estudando, trabalhando, indo para a igreja, vivendo para a família e amigos que é muito fácil esquecermos que um dia tudo isso passará.

          Lembrar-se do Senhor acaba sendo muito difícil quando preenchemos nosso coração com outras coisas. Salomão, filho do rei Davi, foi um homem muito rico com muitas mulheres, que ao chegar na velhice ao escrever o livro de Eclesiastes, concluiu que tudo na vida não passa de vaidade. Ele, sabendo disso, deixou um sábio conselho para os jovens porque certamente ele sabia o como era fácil nos esquecermos de Deus.

          A bíblia nos ensina a “lembrarmos do Senhor no dias da nossa mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos nos quais venhamos a dizer: não tenho neles contentamento”. Porque se lembrar de Deus numa fase da vida que o jovem pode fazer tudo, pode viver tudo intensamente? Porque os dias maus virão. A bíblia diz que esses dias chegarão para todos aqueles que são ou já foram jovens algum dia. O que você fará quando esses dias chegarem?

          Mas antes desse texto, vamos ver o que a bíblia diz alguns textos antes:

          “Alegra-te jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem o coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade. Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade... (Ecl 11.9, 10 e 12.1)

          Antes que seja tarde, você já pensou nos caminhos que tem satisfeito o seu coração? Antes que seja tarde, lembre-se do Senhor e de todas as decisões que você tem tomado, porque o Senhor pedirá contas dessas decisões. A bíblia nos aconselha a nos alegrarmos nesta fase tão linda da vida, mas também, nos alerta de que tudo isto um dia passará. Devemos viver nossa mocidade, devemos nos alegrar nela, mas também devemos nos afastar do “desgosto” e da dor, ou seja, tudo aquilo que não nos faz e nem nos fará bem. Tudo aquilo que em nada nos acrescenta e isto, só conseguimos quando nos lembramos do nosso Criador. Como é triste viver uma juventude sem a presença de Deus...

          No final de tudo, o livro de Eclesiastes termina com o seguinte conselho: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem” (verso 13). Tudo se resume numa coisa só: temer a Deus.

          Se observarmos também, tudo o que fazemos na nossa mocidade é uma questão de semeadura. O jovem que desperdiça sua mocidade em prazeres passageiros e vícios só terá semeado tristeza para seu futuro. Quanto aquele que temeu e se lembrou do Senhor, tem uma vida toda de benção pela frente para colher aquilo que plantou.

         Antes que seja tarde, faça uma escolha hoje. Faça a sua escolha de lembrar-se do Senhor, neste dia de sua juventude. Por alguns minutos, ore ao Senhor agradecendo pela sua mocidade e se volte para o Senhor. Se arrependa. Se converta ainda hoje, aí mesmo onde você está. Dê a Deus todo o controle do seu ser e a partir de hoje, deixe Deus escrever uma nova história na sua vida.

Palavra devocional: Eclesiastes 11.9, 10 e 12.1-14

Canção para meditar: Still – Hillsong  (Veja tradução aqui)

Comentários

  1. Tenho 30 anos e me sinto assim, em descontentamento. Sempre trilhei um caminho correto, tive muitos sonhos, planos e todos se perderam. Como é difícil, não tenho muitas alegrias. Não sei o que esperar do amanhã...

    ResponderExcluir
  2. Por mais díficil que seja, confie no Senhor! Aquele que é o Autor e Consumador da nossa fé! Estaremos orando por você para que Ele renove a fé, esperança e alegria nEle, apesar de todas as circusntâncias contrárias. Fixe os olhos no Senhor para que apesar das desilusões, a alegria dEle possa ser a sua força em cada novo dia!!! Além disso, Deus tem planos bons para você, ainda que as circunstâncias neguem isto!
    'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro." Jeremias 29:11
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Mona!
    Você é muito jovem ainda, uma JOVEM MULHER, pode sonhar e conquistar várias coisas ainda... A tua FORÇA e ALEGRIA para prosseguir deve ser buscada em JESUS. A Bíblia diz que sem Ele não podemos fazer nada. João 15.5
    Conheci Jesus adulta, quem me dera ter ouvido as pessoas que falavam DELE na minha JUVENTUDE... NÃO TERIA SOFRIDO TANTO. Mas Deus é misericordioso, Ele nos dá vida nova e cura nossas feridas! Pra ficar no tema do blog, porque Deus fez muito mais por mim, eu era conhecida como a que não tinha "sorte" nos relacionamentos... Hoje sou casada, espero ter um bebê logo... JESUS mudou a minha vida, e muda a de qualquer pessoa. CREIA, Jesus é o caminho, a verdade e a vida. João 14.6

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pessoal pela força. Estas palavras me ajudaram muito, principalmente a ter mais esperança e confiar em Deus. Deus continue abençoando vocês! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. PÔxa, Mona, fica assim não! Deus é um Deus de novidade de vida! Vou usar um termo de uma música popular, "levanta, sacode a poeira e dê a volta por cima", seja lá o que tiver acontecido com vc, não vale a pena se entregar! Lute, enquanto há vida, há esperança! Vou orar por você! Fica com Deus e Deus abençoe a Jack e Renato, o esposo, rss...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto