Diário de Oração: 5º dia – Caminhar por fé

          Caminhar por fé é como ver pastos verdejantes no meio do deserto. É declarar as palavras da canção “Walk by faith”*: “Tu tens sido fiel em todos os meus anos...”. Mesmo que não sejamos fiéis, o Senhor continua fiel em todos os anos da nossa vida. Ele nunca muda.

          Em Hebreus 11, aprendemos um pouco sobre o que é fé. Quando Jesus ensinava sobre fé, ele sempre citou que bastasse exercitarmos a “pequenez” da fé. Não precisaria ser algo grande, mas ao menos ter fé do tamanho de um grão de mostarda para removermos um monte daqui para lá, para mudarmos algo em nossa vida de trevas para luz. Caminhar por fé é caminhar para agradar a Deus. Uma situação que precisa ser mudada em nossa vida, só a será quando exercitarmos fé: pequenina palavra, com grande poder.

          Eu me lembro de alguns anos, quando estava sendo moldada por Deus para ver se cumprir a promessa do meu casamento. Cheguei a um ponto que eu não tinha mais fé. Estava totalmente incrédula, descrente do mover de Deus. Eu achava que Deus só operava na vida dos outros “mais santos”, daqueles que viviam 24hs dentro da igreja, ou porque o outro tinha a cara de “sofredor”. Para mim, o Senhor fazia acepção de pessoas, mesmo que na bíblia havia o contrário. Eu estava cega pela incredulidade, e minha vida, passou a viver em densas trevas (mas eu ia para a igreja...).

          Eu estava ferida. Eu queria desesperadamente alguém pra mim, queria me casar logo. Mas Deus tinha que me curar primeiro, mas para isso, eu teria que querer sua cura, do seu jeito e no seu tempo.

          Quando eu fiquei muito mal mesmo, no “fundo do poço”, eu percebi que aquilo não ia mudar se eu continuasse daquele jeito. Eu tinha que mudar e eu tinha que fazer alguma coisa, mas também tinha que ter fé (a fé sem obras é morta Tg 2.26). Comecei a orar a Deus, do meu jeito, para eu entender o que estava acontecendo. O Senhor começou a mostrar que eu estava muito ferida e que Ele queria me curar daquelas feridas do coração. Com o tempo, eu passei a desejar a cura do Senhor, mas ainda estava sem fé o suficiente para ver o agir de Deus.

          Nessa época o Senhor colocou na minha vida, mulheres de oração. Pessoas mais velhas que puderam orar comigo, dar um conselho, enfim, algo de Deus para me levantar. Houve mulheres que sem me conhecer, me davam uma palavra de benção dizendo que meu casamento ia acontecer. Passei a freqüentar os cultos de semana que havia a tarde na minha igreja num pequeno grupo de mulheres, e lá, o Senhor começou a usá-las para me abençoar.

          Os jovens que tinham na igreja tiravam sarro de mim porque eu andava com as mais velhas, com as casadas, com as “tiazonas”. Hoje, como eu valorizo essas irmãs, e as irmãs mais idosas de nossa igreja!

          Essas irmãs me ajudaram a buscar de Deus e conforme eu ia buscando mais do Senhor pra minha vida, sua cura e direção, mais fé o Senhor acrescentava no meu coração: a fé vem pelo ouvir a palavra (Rm 10.17)

          Pela graça de Deus, meu coração ficou tão cheio de fé que até tinha parado de ficar ansiosa por um casamento. Simplesmente procurei esquecer essa área porque eu a tinha entregue totalmente para Deus. Minha fé era tanta que passei a viver com propósitos e eu vi que o Senhor começou a me honrar.

          Primeiro precisei da fé e como conseqüência, vi a promessa se cumprir.

          Nem sempre eu caminhei por fé, mas no meio das trevas eu aprendi que sem a fé não posso agradar ao coração de Deus (Hb 11.6). Não podemos mudar o coração das pessoas, ou circunstâncias, mas podemos buscar aquele que pode. Deus gosta quando confiamos Nele, quando cremos no impossível porque a fé é o que move o braço forte de Deus em nosso favor. E se não temos fé, podemos pedir a Deus porque a fé é dom de Deus (Ef 2.8).

Com amor
Jack

Palavra devocional: Hebreus 11 e Efésios 2

Canção para meditar: Walk by faith / Jeremy Camp* - Unplugged (tradução aqui)

Sugestão de leitura: O que acontece quando as mulheres vivem pela fé - Lysa Terkeurst - Ed Mundo Cristão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de oração – 7º dia – Mudando a sorte do Brasil!!!

O melhor de seus frutos

20º. Dia – Propósito e voto